teste

2 de maio de 2018

A Economia Portuguesa

Estamos morando aqui desde 2016 e de início ficamos encantados com os preços de produtos e serviços, claro que se comparado com o valor do salário mínimo pago aqui. Destacamos os preços dos alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal nas prateleiras dos supermercados, a mensalidade em escolas particulares, os itens de vestuário e também o valor dos alugueis e tarifas públicas, ou seja tudo... 

Passados dois anos a realidade já está bem diferente. Com a taxa de câmbio do euro em alta,viver em Portugal está cara tanto para os brasileiros quanto para o cidadão português, que tem seu salário achatado por mais de 10 anos.

Os valores de aluguéis subiram bastante, assim como  as tarifas dos serviços de água , luz, telefonia e gás e nas compra nos supermercados, uma família de 3 pessoas, gasta, facilmente, 80 euros por semana. 

Ainda existem alternativas mais baratas, como por exemplo morar no interior do país, Em cidades como Leiria, Pedrógão, Caldas da Rainha ou Peniche, é possível encontrar um bom imóvel pagando um aluguel mais em conta e são freguesias que ainda oferecem uma certa qualidade de vida sem custar muito.

O governo português está atento a esta questão dos alugues. e enviará para a Assembleia da República o projeto da nova lei que regulamenta o mercado de alugueis ou arrendamentos. 

A intenção é que com ela venham a ser reduzidos os impostos e taxas cobrados na locação e estimular os proprietários a firmarem contratos mais longos, recebendo em contra partida benefícios fiscais. É claro que tudo isso ainda está no campo das intenções por com certeza o assunto será amplamente debatido na Assembleia da Republica.

Aqui, abrimos um parenteses quanto as demandas do Governo no Legislativo. Em momento algum lemos o escutamos falar de barganhas ou acertos para a aprovação dos projetos, o famoso toma lá dá cá existente no Brasil.

Quanto ao setor de serviços, a tendência é uma alta, porém o povo , ao contrário do Brasil, é econômico e deve reduzir o consumo, fazendo com que desta forma os preços voltem a baixar.

Esperemos e veremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário em relação a esta postagem.
Em caso de críticas, sugestões ou mais informações acesse a aba "Contato" do Menu e nos envie uma mensagem ou e-mail
Obrigado pela sua visita