teste

20 de abril de 2018

Autonomia e Flexibilidade Curricular

Enquanto no Brasil ocorre um retrocesso no plano educacional com a eliminação de disciplinas ligadas as áreas de Ciências Humanas e Sociais e a difusão das ideias do movimento denominado "escola sem partido", aqui em Portugal o sistema de ensino evolui para o que podemos chamar de "Escola do Futuro" com a implementação desde 2017 do Programa de Experiência Pedagógica, de Autonomia e Flexibilidade Curricular para os alunos dos ensinos básico e secundário.

Este programa abrange os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, tem por objetivo melhores práticas de aprendizagem aprendizagens permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada e define os valores, as competências e os princípios que devem orientar a aprendizagem respeitando o perfil de cada aluno despertando a curiosidade, espírito de iniciativa e criatividade de cada um.

Na prática, as escolas têm um conjunto de aprendizagens essenciais e o restante do currículo é gerido pelos professores, com a introdução de novas metodologias. As disciplinas são lecionadas de forma mais interativa, com trabalhos de grupo, debates, visitas de estudo e atividades de contato com a realidade.

As aulas expositivas dão lugar à descoberta por parte dos alunos e para estimular esta criatividade e desafiar os alunos a superarem-se, também os professores precisam repensar a forma como lecionam. Disciplinas como Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Desenvolvimento, integram o projeto desde o 5º ano de ensino básico o que é considerado uma mais-valia.

A flexibilização curricular permite, a organização dos tempos escolares, sendo conferida às escolas a oportunidade de gerir até 25% da carga horária por ano de escolaridade prevista em cada uma das matrizes e são, na perspectiva do Governo Português, instrumentos importantes para uma escola de futuro.

Os pais têm sido aliados neste processo e não um obstáculo apesar de ainda haver o o receio dos quanto ao método de avaliação, mas essas dúvidas estão sendo sanadas no decorrer do projeto e a percepção é que as crianças "aprendem melhor, com mais entusiasmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário em relação a esta postagem.
Em caso de críticas, sugestões ou mais informações acesse a aba "Contato" do Menu e nos envie uma mensagem ou e-mail
Obrigado pela sua visita