teste

8 de maio de 2018

Diga Não ao Tráfico Humano


O tráfico humano é o comércio de seres humanos para fins de escravidão sexual, trabalho forçado ou exploração sexual comercial, tráfico de drogas, para a extração de órgãos ou tecidos ou ainda para cônjuge em uma situação de casamento forçado.

A ONU estabeleceu o dia 30 de Julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos com o objetivo de chamar a atenção para esta realidade e encorajar os cidadãos do mundo inteiro a adotarem ações no combate a este crime.

O tráfico de pessoas é condenado como uma violação dos direitos humanos por convenções internacionais e está sujeito a uma diretiva da ONU através do Protocolo para a Prevenção, Repressão e Punição ao Tráfico de Pessoas, em especial Mulheres e Crianças (Protocolo do Tráfico), um acordo internacional no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, que entrou em vigor em 25 de Dezembro de 2003.

O tráfico humano é uma das atividades ilegais que mais se expandiu ao longo do século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são enganadas com propostas de empregos com alta remuneração. Os aliciadores atuam em escala regional, nacional e internacional.

As vítimas já chegam endividadas ao destino pois elas têm que pagar aos traficantes valores elevadíssimos referentes à viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas, etc.


Números Alarmantes


As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 64% das vítimas do tráfico humano, já o trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa quase 18%. 

Essa atividade ilegal movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.





Canais para denuncias no Brasil e em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário em relação a esta postagem.
Em caso de críticas, sugestões ou mais informações acesse a aba "Contato" do Menu e nos envie uma mensagem ou e-mail
Obrigado pela sua visita